Enfermagem Hiperbárica e Subaquática
A Medicina Hiperbárica e Subaquática (MHS), fonte constante de novos desafios para a área médica, enfermagem e científica, são áreas do conhecimento científico que se encontram em fase de franca expansão e evolução. A MHS surgiu em Portugal em 1986, para dar resposta aos acidentes de mergulho dos militares mergulhadores da Marinha Portuguesa. Com o Decreto-Lei n.º 233/2009, de 15 de setembro, foi criado o Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica (CMSH) com competências específicas em Medicina Subaquática e Hiperbárica, que tem um papel fundamental no apoio às atividades operacionais das Forças Armadas, disponibilizando, ainda, a sua capacidade sobrante para o apoio terapêutico à população civil, no tratamento de diversas patologias eletivas e urgentes. Em 1992, este Centro passa a estar incluído no Undersea and hyperbaric Society e no European Underwater baromedical society.
A Medicina Subaquática tem contribuído para o progresso dos conhecimentos científicos relacionados com a bio-oceanografia, tal como da fisiologia e fisiopatologia da imersão, bem como tem beneficiado o diagnóstico, prevenção e tratamento dos vários tipos de lesões decorrentes da prática de atividades em meio subaquático.
Neste contexto, os Enfermeiros integram uma equipa multidisciplinar cujo exercício profissional exige competências operacionais (segurança, equipamentos e protocolos de atuação), clínicas, de formação e de investigação, com o objetivo máximo de prestar cuidados de excelência.
Esta formação pretende afirmar-se como um curso de excelência e diferenciado dos demais, através da expertise profissional do corpo docente e de colaboração com centros de referência nacionais. Tem como objetivo responder à necessidade de formação pós-graduada, que permita aos Enfermeiros Generalistas e Especialistas desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes numa área de intervenção diferenciada e que lhes permita aceder à atribuição da Competência Acrescida – Diferenciada ou Avançada – em Enfermagem Hiperbárica e Subaquática, de acordo com a legislação em vigor.
OBJECTIVOS GERAIS
- Divulgar a importância desta área da Saúde
- Identificar os efeitos fisiológicos e indicações da Medicina Hiperbárica.
- Reconhecer as bases fisiológicas para o uso terapêutico do oxigénio hiperbárico e as suas indicações clínicas.
- Gerir e Prestar Cuidados de elevada perícia em Enfermagem Hiperbárica e Subaquática.
- Habilitar os Enfermeiros e outros profissionais de saúde a desenvolver práticas de Enfermagem, no âmbito da Enfermagem Hiperbárica e Subaquática.
- Proporcionar conhecimentos que desenvolvam competências no âmbito da especificidade das intervenções em Enfermagem Hiperbárica e Subaquática.
- Conhecer os dispositivos, sistemas hiperbáricos e de segurança aplicáveis ao ambiente hiperbárico.
- Comprovar as competências adquiridas através da realização de Ensino Clínico – estágio prático em contexto que viabilize a ulterior aplicação prática dos conhecimentos teóricos.
- Aspetos legais, éticos e deontológicos em contexto hiperbárico e subaquático
- Conceção da prática da Enfermagem Hiperbárica e Subaquática
- Formação e desenvolvimento pessoal e profissional
- Fisiologia Hiperbárica e Subaquática e dispositivos/sistemas hiperbáricos
- Introdução às Ciências do Meio Aquático
- Enfermagem subaquática
- Enfermagem hiperbárica
- Suporte Imediato de Vida/Suporte Avançado de Vida (Adulto e Pediátrico)
- Prevenção e Tratamento de Feridas em ambiente hiperbárico
- Investigação em Enfermagem Hiperbárica e Subaquática
- Componente prática em ambiente hiperbárico e em ambiente subaquático (relatório)
Opção:
- Gestão Organizacional
- Segurança e Gestão de Risco
- Operações e Logística