i

Candidaturas abertas 2021/2022

Consulte a nossa oferta formativa e faça já a sua candidatura. Saiba mais

Seja bem-vindo à ESESFM

A Escola de Enfermagem nasceu a 19 de Março de 1950 e era então designada de Acção Social Ultramarina das Franciscanas Missionárias de Maria. As religiosas que concluíam o Curso recebiam o Diploma de Preparação Missionária e de Especialização de Enfermagem Tropical. Este curso funcionou até ao ano de 1969.

As Irmãs preparadas com a formação de Enfermagem Tropical, quando regressadas à Metrópole, não podiam exercer a profissão de Enfermagem. Assim, a Madre Sta. Adozinha e a Madre Emaus, prevendo esta situação, prepararam e requereram a autorização ao Governo, para iniciarem outros Cursos de Enfermagem:

  • 1952– Inicia-se o Curso de Auxiliares de Enfermagem (funcionou até 1975);
  • 1953– Inicia-se o Curso Geral de Enfermagem (terminou em 1991);
  • 1990– Inicia-se o Curso Superior de Enfermagem que confere o grau de Bacharelato;
  • 1999– Inicia-se o Curso de Licenciatura em Enfermagem que confere o grau de Licenciado.

 

ÉPOCA DE MUDANÇA

A 23 de Dezembro de 1988, pelo Dec. Lei nº 480/88, o ensino de Enfermagem é integrado no sistema Educativo Nacional, e o curso passa a chamar-se Curso Superior de Enfermagem e as Escolas que o ministram, Escolas Superiores de Enfermagem. Naquela ocasião as Escolas do Estado foram imediatamente reconvertidas em Escolas Superiores de Enfermagem.

A nível da Província e do Instituto das Franciscanas Missionárias de Maria, parecia ser este o momento ideal para encerrar esta obra. Não tardou, recebermos ecos de várias Instituições de saúde e outras, a manifestarem o seu pesar em relação ao encerramento da Escola, considerando uma grande perda, pelo seu papel importante como presença de Igreja num campo tão carenciado como a saúde.

Para continuar com o Ensino da Enfermagem, era necessário que a Escola fosse reconhecida como Escola Superior de Enfermagem, o que efectivamente aconteceu a 4 de Março de 1991, pela portaria nº 185/91 dos Srs. Ministros da Saúde e da Educação.

No presente a Escola tem estatutos aprovados e publicados no Diário da República e o seu Plano de Estudos está igualmente reconhecido e aprovado (Despacho n.º 10592/2012, de 6 de Agosto do Ministério da Educação).

Na sequência do contrato de traspasse assinado a 21 de Outubro de 2020 com a CEU – Cooperativa de Ensino Universitário, CRL, desde 1 de Janeiro de 2021 que a ESESFM integrou o Grupo CEU, alargando a sua oferta formativa na área da saúde.

O Departamento de Formação Pós-Graduada em Saúde da ESESFM desenvolve atividade de ensino e formação em várias áreas de intervenção em Enfermagem.

Em conformidade com esta atividade, são de evidenciar os resultados obtidos através da transmissão e difusão de conhecimento e do aperfeiçoamento de competências nos profissionais que procuram a instituição, melhorando as suas intervenções na prática, com contributos diretos para a excelência dos cuidados de saúde prestados à Pessoa, família, grupo ou comunidade.

Ao longo de mais de 10 anos de existência, o Departamento de Formação Pós-Graduada em Saúde tem procurado diversificar a sua oferta formativa, assim como tem vindo a atualizar os elencos curriculares dos cursos, não só para responder à natural evolução da prática e dos seus contextos, como para conjugar algumas das formações com as diretrizes de formação da Ordem dos Enfermeiros, no que respeita à Acreditação da formação e ao respetivo reconhecimento da Competência Acrescida.

A ESESFM é uma das instituições de referência no domínio científico da Enfermagem e o seu Departamento de Formação Pós-Graduada em Saúde tem sido, permanentemente, procurado por Enfermeiros que desejam investir na aquisição e aperfeiçoamento das suas competências, consideradas as exigências do seu desempenho, assim como tem sido disputado por inúmeras organizações de saúde que pretendem estabelecer protocolos e parcerias de colaboração, no sentido de assegurarem vagas nos cursos para alguns dos seus profissionais.

O sucesso da oferta formativa deste Departamento deve-se ao trabalho de toda uma equipa: formadores, colaboradores, staff de apoio administrativo, docentes convidados e muitos parceiros que, ao longo do tempo e de uma forma persistente, ultrapassando diversos obstáculos, sempre se disponibilizaram a aproveitar todas as oportunidades de desenvolvimento para fazer mais e melhor, conseguindo, consequentemente, catapultar a marca ESESFM.

Se o início aconteceu com dois ou três cursos, dos quais resiste o muito bem-sucedido Curso de Pós-Graduação em Prevenção e Tratamento de Feridas, o tempo proporcionou a reformulação de propostas e estimulou a criação de novas conceções da formação pós-graduada em saúde, nomeadamente, Cuidados Paliativos (8ª Edição), Enfermagem de Neonatologia, (4ª Edição), Intervenção à Pessoa em Situação Crítica (12ª Edição), Enfermagem do Trabalho (4ª Edição), Enfermagem de Saúde Familiar (12ª Edição), Enfermagem do Desporto (5ª Edição), Gestão e Inovação em Saúde (2ª Edição), Cuidados Continuados e Hospitalização Domiciliária e Enfermagem Ortopédica, entre outros. Muita diversidade, para garantir formação para todos os ambientes e necessidades.

A área de Emergência foi outra aposta inovadora do Departamento. Iniciada na formação pós-graduada, através do muito procurado curso de Pós-Graduação em Intervenção à Pessoa em Situação Crítica, acabou por despertar o interesse dos mais jovens e, logo que foi possível, o Suporte Básico de Vida com e sem DEA, Adulto e Pediátrico, e a Abordagem à Vítima ABCDE, tornaram-se conteúdos do Plano de Estudos do Curso de Licenciatura em Enfermagem.

Seminários, Workshops, lançamentos de livros e outros eventos de cariz científico, formativo e cultural são dinamizados por este Departamento da Escola.

A integração no Grupo CEU trouxe à ESESFM e ao seu Departamento de Formação Pós-Graduada em Saúde, esperança renovada, estímulo acrescido e a certeza de ser pertença de uma instituição comprometida com a qualificação de alto nível dos seus estudantes, bem como com o desenvolvimento científico e técnico dos profissionais de saúde que a procuram. Assim, na contínua preocupação de corresponder às necessidades formativas de todos os profissionais de saúde, o Departamento continua a estruturar boas propostas de formação para atualização e aperfeiçoamento profissional, pretendendo, em breve, relançar a Pós-Graduação em Enfermagem no Desporto e, ainda, estrear-se com três novos cursos: Pós-Graduação em Controlo de Infeção, Enfermagem e Instrumentação Cirúrgica e Supervisão Clínica.

Sabemos que este é um caminho sem fim, e estamos conscientes de que a nossa existência e o serviço que prestamos está continuamente em construção, porque tem sempre de melhorar.

À semelhança de todas as pós-graduações oferecidas pelo Grupo, as pós-graduações em enfermagem passaram a ser geridas pela Autónoma Academy, a escola de ensino não conferente de grau do Grupo CEU, beneficiando de toda uma dinâmica própria que possa potenciar o prestígio e o reconhecimento das ofertas formativa da ESEFSM.

Contamos com um corpo docente com uma sólida formação, experiência profissional relevante, nas suas áreas de intervenção, e competências pedagógicas adequadas.

“Se a obra é de Deus, ela há-de continuar” dizia Maria da Paixão, fundadora da Congregação das Franciscanas Missionárias de Maria. Surgiu então a hipótese da transferência da Escola para a União das Misericórdias Portuguesas, a qual se concretizou em 1997 (Dec. Lei nº 261/97), passando esta a ser a entidade instituidora.

A nossa Equipa, para gestão das Pós-Graduações

Eduardo Cardadeiro
Diretor
Email: ecardadeiro@autonoma.pt 

Contacto: (+351) 215800952

Ana Trindade
Direção de Comunicação e Relações Externas
Email: ana.trindade@esesfm.pt
Contacto: (+351) 215800952

Marco Mendes
Atendimento aos Alunos
Email: academy@autonoma.pt
Contacto: (+351) 215800952

Celina Luís
Diretora Executiva
Email: cluis@autonoma.pt
Contacto: (+351) 213177689

André Ferreira

Email: aferreira@autonoma.pt

Contacto: (+351) 215800952

Emilia Lourenço
Atendimento aos Alunos
Email: posgrad@esesfm.pt
Contacto: (+351) 960404639

Sandra Queiroz
Coordenadora do Dep. de Formação Pós-Graduada em Saúde da ESESFM

Email: sandraqueiroz@esesfm.pt
Contacto: (+351) 217120913

Elsa Nora
Atendimento aos Alunos
Email: academy@autonoma.pt
Contacto: (+351) 215800952