Competências de Comunicação em Saúde

Além dos determinantes comportamentais, associados aos estilos de vida, sabe-se hoje, fruto de inúmeros estudos, que existem múltiplos fatores que podem influenciar a saúde, e que requerem um esforço conjunto para a sua modificação, tanto ao nível individual como da sociedade. Esta mudança pode representar maiores ganhos em saúde.
Nos últimos anos, diversos autores têm defendido que a promoção da saúde e a prevenção da doença são essenciais para incentivar à mudança comportamental. Existe, também, cada vez mais, evidência de que através da comunicação se pode alcançar os objetivos da promoção da saúde e da prevenção da doença, pelo que, neste sentido, a comunicação desempenha um papel integral na prestação de cuidados de saúde.
A comunicação para a saúde é baseada num conjunto de características, tais como: a orientação para os resultados a longo prazo e para os benefícios da mudança comportamental; a existência de objetivos previamente definidos; o envolvimento e participação de todos os públicos na tomada de decisão, desde o início do processo de conceção da estratégia; a colaboração com outras disciplinas académicas; a escolha de canais de comunicação específicos e adaptados aos públicos; e a procura de soluções, com o orçamento disponível.
Para assegurar que a comunicação para a saúde cumpre com a finalidade a que se propõe, é necessário desenvolver as competências de comunicação dos profissionais de saúde, quer ao nível da compreensão e aplicação das diferentes estratégias para abordar o doente, ou seja, em contexto clínico, quer também na comunicação mediada através dos jornalistas e redes sociais, dirigida ao público em geral, e ainda na interação com os pares e outros grupos de influência.
O curso funcionará em regime de b-learning (60% online e 40% presencial)
- Capacitar os profissionais de saúde de conhecimentos e competências no âmbito da comunicação em saúde, permitindo que desenvolvam e aprofundem os seus saberes para uma intervenção e interação mais segura e eficaz.
- Todos os profissionais de Saúde licenciados com interesse pela área.
Fundamentos da Comunicação para a Saúde
25 horas _3 ECTS
Docente: Andreia Garcia
Gestão da Informação e Visualização de Dados
25 horas _3 ECTS
Docente: Duarte Brito
Estratégias de Marketing em Saúde
30 horas _4 ECTS
Docente: Ruben Catarino
Influência e Persuasão
20 horas _3 ECTS
Docente: Miguel Cocco
Marketing Pessoal, Imagem e Networking
30 horas _4 ECTS
Docente: Catarina Seixas
Inteligência Emocional e Escrita Terapêutica
25 horas _4 ECTS
Docente: Ricardo Sousa Fonseca
Mindfulness em Contextos de Saúde
25 horas _2 ECTS
Docente: Ana Domingues
Fontes de Informação em Saúde
(Relação com Jornalistas)
25 horas _3 ECTS
Docente: Ana Valente/Isabel Moiçó
Redes Sociais. Estratégias e Táticas em Saúde
20 horas _2 ECTS
Docente: Lúcia Amaral Carvalho
Campanhas de Comunicação para a Saúde
25 horas _2 ECTS
Docente: Andreia Garcia